Nos dias atuais de atualizações a cada segundo, de tecnologia e inovação constantes, diversos empresários e empresárias se deparam com um mar vermelho competitivo ou com um deserto sem mapa. Diferentemente de um oceano azul (livre para nadar sem concorrência), enfrentam-se diversas dificuldades de inserção em um mercado e se consegue adentrá-lo, enfrenta-se uma concorrência muito acirrada.
Como sobreviver nesse ambiente ou como buscar outros ambientes? Certamente, a Inteligência Competitiva (IC) é o fundamento de todas as soluções para o sucesso de uma empresa.
O que é Inteligência Competitiva (IC)?
A IC pode ser considerada uma série de ações proativas, prévias e estratégicas de captar e organizar informações relevantes sobre o comportamento da concorrência, sobre o mercado como um todo ao analisar tendências e cenários. Tudo isso permite um melhor processo de tomada de decisão no curto e longo prazo. O objetivo da IC é ampliar as condições de competitividade de uma empresa, reorientando seu modelo de negócios, suas metas, planejamentos,etc. Ou seja, todos processos e estratégias são pensadas anteriormente para que os erros futuros possam ser minimizados.
Através da Inteligência Competitiva, os fragmentos de informação oriundos de diferentes fontes (internas, externas, pesquisas, entrevistas, etc.) são trabalhados de maneira estratégica permitindo antecipar-se às tendências de mercado, propiciando a evolução do seu negócio em comparação com os concorrentes. Com a utilização da IC, temos reais condições de detectar e avaliar ameaças e oportunidades (SWOT) e definir qual será nossa estratégia competitiva.
O que minha empresa fará com todas as informações adquiridas?
Ao cruzar as informações, as empresas são capazes de produzir sua própria Inteligência. Ou seja, terá capacidade de compreender e resolver novos problemas e conflitos e de adaptar-se a novas situações. As conclusões obtidas por meio deste processo permitem à empresa saber se ela de fato continua competitiva o modelo de negócio é sustentável a longo prazo.
Dentro de uma era de competitividade baseada em conhecimento e inovação, a IC permite que as empresas possam efetivamente exercer uma estratégia, ao invés de esperar para reagir aos fatos e apagar incêndios, o que acontece frequentemente no mundo dos negócios.
Vantagens da dedicação à Inteligência Competitiva:
• Minimizar surpresas advindas dos concorrentes.
• Identificar oportunidades e ameaças.
• Obter conhecimento relevante para formular nosso planejamento.
• Aprender com os erros, acertos e apostas da concorrência.
• Compreender que tipo de impacto nossas ações estratégicas terão sobre nossos concorrentes
• Compreender a repercussão de nossas ações no mercado.
• Rever e realinhar nossa estratégia.
• Garantir meios para uma maior sustentabilidade do nosso negócio.
Como começar a implantar a IC na minha empresa?
Com a Inova Export sua empresa terá acesso a uma série de capacitações gratuitas que promoverão a implantação da IC em sua empresa. Por meio de uma trajetória passo a passo com a empresa, a Inova Export, que é um projeto da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação do Estado de Goiás em parceria com a Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) da Universidade Federal de Goiás (UFG), estão comprometidas com a formação de um ambiente inovador e com a construção de um processo dinâmico de desenvolvimento de negócios que acelere a viabilização das parcerias internacionais e eleve as chances de sucesso das empresas participantes no comércio exterior. Não fique de fora dessa grande oportunidade. Participe.