Como um Marketplace online pode ajudar o seu negócio com vendas internacionais?

O modelo de Marketplace online tem ganhado, cada dia mais, espaço na preferência dos consumidores, principalmente depois da pandemia do Covid-19. O formato ganhou popularidade porque oferece aos consumidores uma ampla gama de produtos facilmente acessíveis em um só lugar. É como se fosse um grande shopping center, só que todo online. 

Um Marketplace online é um tipo de loja de comércio eletrônico onde os produtos são listados e vendidos por uma seleção de fornecedores terceirizados. Exemplos de Marketplace online incluem Amazon, eBay, Uber, Ifood e Etsy.

A maioria dos Marketplace online compartilham características comuns que os distinguem de outras lojas de comércio eletrônico. Essas características incluem:

• Produtos de diferentes vendedores terceirizados;

• Avaliações sobre produtos facilmente acessíveis;

• Contas de usuário com uma variedade de recursos e, muitas vezes, funcionalidade social.

Esses recursos geralmente tornam a experiência de compra mais interativa. Eles também ajudam a inspirar confiança de que o cliente receberá o que está pagando.

Geralmente, você pode dividir os Marketplace online em três categorias diferentes – Marketplace online verticais, horizontais e globais:

a) Marketplace online verticais

Os Marketplace online verticais vendem vários produtos de vários vendedores, mas todos esses produtos se enquadram na mesma categoria ou tipo. Um exemplo pode ser um Marketplace online de roupas ou um Marketplace online de carros.

b) Marketplace online horizontais

Os Marketplace online horizontais vendem produtos de categorias diferentes. No entanto, esses produtos estão todos ligados por um fator comum. Temos o Ifood como exemplo dessa categoria.

c) Marketplace online globais

Em contraste, os Marketplace globais online vendem uma seleção quase ilimitada de produtos. Eles não limitam a seleção de produtos por categoria ou tipo de produto. Como resultado, eles tendem a ser muito maiores, com um maior volume de compradores/usuários. Sites como eBay, Amazon e Shopee são exemplos excelentes de Marketplace globais online.

Benefícios dos Marketplace online para vendedores

O formato de Marketplace online ganhou popularidade porque oferece uma variedade de benefícios para vendedores e compradores. Em primeiro lugar, os Marketplace online permitem que os vendedores alcancem uma grande base de clientes em potencial sem ter que gastar muito dinheiro para configurar sua própria infraestrutura de vendas online. A empresa tem que pagar uma taxa para vender no Marketplace online, mas isso é mais do que compensado pelo aumento das vendas. Em segundo lugar, é muito mais fácil vender por meio de um Marketplace. Após um processo simples de aplicação e verificação, os vendedores podem vender seus produtos e serviços por meio da infraestrutura de plataforma existente. A listagem de produtos e a alteração de preços são gerenciadas por um software de back-end.

Os compradores, por outro lado, obtêm uma grande variedade de produtos em uma plataforma fácil de usar. É muito mais fácil encontrar o que procuram, mesmo que seja um produto especializado. Os Marketplace online costumam oferecer produtos a preços mais baratos. Enquanto isso, os clientes também se beneficiam de várias proteções ao comprador que garantem que eles recebam o que pagaram. E, muitas vezes, eles se beneficiam de uma infraestrutura logística mais eficiente, que proporciona uma entrega mais rápida e barata.

Marketplace favorecendo a exportação de produtos

Participar de um Marketplace online oferece a sua empresa a oportunidade de acessar o mercado internacional. Diferentes pessoas em todo o mundo seriam seu mercado-alvo e visitarão sua plataforma. Em outras palavras, você não ficará restrito a um mercado ou apenas a um país. Se sua empresa for competitiva, a demanda por seus produtos aumentará quando de sua participação em um Marketplace.

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